Governo do Estado quer diversificar cultura da pimenta em Alagoas
Dia de Campo reuniu produtores de varia regiões alagoanas
Texto de Ronaldo
Como produzir pimenta em baixo custo e troca de informações foram os destaques do Dia de Campo da Pimenta, realizado em Jundiá, nesta segunda-feira(5), com produtores de vária regiões de Alagoas. A iniciativa é do Governo de Alagoas, por meio da Secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).
Como informa o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, a Ação faz parte da política pública de diversificação pelo Governo do Estado, por intermédio da Seagri.
“A proposta do Governo de Alagoas é fazer a diversificação e proporcionar mais distribuição de renda, fortalecendo as atividades de produção de pimenta em várias regiõs”, assegura o secretário.
Segundo Vasconcelos, essa ação conta além do apoio do Governo de Alagoas, com as parcerias da Federação da Agricultura de Alagoas, banco do Brasil, Embrapa, Emater e Universidade federal de Alagoas (Ufal).
Ricardo Melo, proprietário da fazenda Renascer e produtor de pimentas, afirma que o apoio e incentivo do governo estadual tem sido fundamental para fortalecimento da cultura na região.
“O governo dá uma boa oportunidade aos pequenos produtores e com isso acreditamos na expansão dos negócios”, frisou o produtor.
Durante a palestra do especialista Aghaylton Pazine, participantes conheceram as vantagens e desvantagens do cultivo da pimenta e temas importantes como escolha do terreno, preparação do solo, combate à pragas, análise de micronutrientes, entre outros.
Gilmar Rufino, que produz cana, gado e grama em jundiá também optou pelo cultivo da pimenta em sociedade com o irmão. “muito interessante as orientações e vão contribuir para o aprimoramento da plantação”, atesta Rufino.
Fonte: Agência Alagoas
Publicar comentário