×

Emater Alagoas discute plano de trabalho do Projeto Dom Hélder

Emater Alagoas discute plano de trabalho do Projeto Dom Hélder

Estado de Alagoas está inserido na segunda etapa do projeto com a participação de 1974 famílias de 21 município do Médio e Alto Sertão (Foto: Ascom/Emater)
Iniciativa irá beneficiar 1974 famílias do Sertão alagoano para garantir desenvolvimento e acesso a políticas públicas

Texto de Sãmia Laços

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, esteve em Aracaju, nos dias 19 e 20 de junho, junto à equipe técnica do órgão, para discutir a construção do plano de trabalho destinado ao atendimento de 1974 famílias de agricultores alagoanos englobadas pelo Projeto Dom Hélder.

Ações e metodologias para execução do projeto foram discutidas com os estados de Sergipe e bahia, que também estão contemplados, e com as equipes da Ag~encia nacional de Assitência Técnica e Extensão Rural (Anater) e da Secretaria Especial da Agricultura e doDesenvolvimento Agrário (Saed) do Governo Federal.

O projeto existe desde 2001 com o obtetivo de melhorar o acesso da população rural a políticas públicas e na geração de oportunidades de acesso a mercados, tendo como principal ação a oferta de assist~encia técnica permanente com foco nas necessidades identificadas em cada região.

O estado de Alagoas está inserido na segunda etapa do projeto com a participação de 1974 famílias de 21 municípios do Médio e Alto Sertão. Além dos municípios alagoanos, outros 108 municípios são atendidos pelo Dom Hélder nesta etapa.

De acordo com o presidente da Emater, Carlos Dias, o plano de ação irá beneficiar as famílias com assit~encia técnica e com recursos de fomento à produção destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

“A Emater vai fazer o papel de indutor desse processo de desenvolvimento em 21 municípios do Médio e Alto Sertão. Ao todo, o convênio vai disponibilizar R$ 2 milhões por ano, ao longo de três anos e teremos aproximadamente R$ 4,5 milhões, que serão destinados como repasse de recuso direto às famílias contemplatas para desenvolvimento da produção agrícola”, explicou o presidente.

A reunião de articulação também contou com a presença da superintendente de Assitência Técnica e Extensão Rural (Ater), Rita de cássia, da gerente de Ater, Graças Seixas, e do assessor executivo de Planejamento e Qualidade, Roncalli Araújo.

Fonte: Agência Alagoas

Publicar comentário