Emater inicia vacinação contra brucelose em municípios da bacia Leiteira
Com o auxílio de técnicos da região, veterinária da Emater, thais Rolim, imuniza rebanhos (Fotos: Emater)
Imunização do rebanho e Normativa Federal e reduz custos do produtor alagoano
Texto de Sãmia Laços
Técnico do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) desenvolvem, neste m~es de agosto, o ciclo de vacinação de rebanhos contra a brucelose em onze municípios da bacia Leiteira.
O trabalho atende ao dispositivo na Instrução Normativa nº 19/2016. do Ministério da Agricultura, que trata da obrigatoriedade de vacinação de fêmeas de três a oito meses de vida.
A força-tarefa irá contemplar rebanhos de produtores dos municípios de Minador do Negrão, Cacimbinhas, Major Izidoro, Jaramataia, batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Palestina e Pão de açúcar.
O coordenador da cadeia Produtiva do Leite pela Emater, adelmo Inácio Medeiros, ressalta que a ação proporciona ao produtor a aportunidade de imunização gratuita, reduzindo custos com aplicações e permitindo que continue comercializando suas produções, uma vez que a vacinação é necessária para a emissão da Guia de Trânsito Animal.
“A Guia de Trânsito Animal, documento que garante a comercialização das produções, só é liberada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária com a devida regularidade sanitária, o que inclui a correta imunização do rebanho. Por isso, o trabalho de vacinação promovido pela Emater vai ajudar o produtor a proteger seu rebanho e se regularizar”, explicou o coordenador.
Os criadores que ainda não tiverem recebido a equipe técnica para a imunização dos animais podem procurar o escritório da Emater nos municípios integrantes da bacia Leiteira para agendar uma visita à propriedade.
Fonte: Agência Alagoas
Publicar comentário