×

Ocorrerá nos dias 18 e 19 de Novembro o II Seminário Internacional “Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares” onde os especialistas irão debater os “Mercados Alimentares que Transformam Realidades”

Ocorrerá nos dias 18 e 19 de Novembro o II Seminário Internacional “Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares” onde os especialistas irão debater os “Mercados Alimentares que Transformam Realidades”

No primeiro painel, intitulado “Mercados Alimentares e Inovação Social”, o debate é sobre como os círculos de comercialização podem fortalecer a ligação entre produtores e consumidores e, assim, criar vínculos que vão além das relações mercantis, gerando impactos sociais positivos para a sociedade.

Já no segundo painel, que trata da “Construção de diferenciais para transformar realidades”, vai abordar como você pode usar aspectos já intrínsecos do seu produto, tais como relações com as tradições, com a cultura local e biodiversidade, dentre outros, para agregar ainda mais valor (e renda) para o seu negócio.

No terceiro e último painel o foco é no tema “Mercados Digitais: construindo novos vínculos entre cidade e campo” e mostrar como a transformação digital pode (e deve) ser uma grande aliada do relacionamento entre esses dois mundos que, um dia, pareciam muito distantes.

O evento será transmitido através do canal www.youtube.com/embrapa

Para receber o certificado de participação e deixar seu lugar reservado no auditório virtual é necessário se inscrever pelo site www.alimentos.app.al.sebrae.com.br

PROGRAMAÇÃO:

18 de Novembro – Quinta-Feira

Abertura
(MANHÃ)
9h00 às 9h10

Introdução cultural

9h10 às 9h35

Mesa de abertura
Representantes da Embrapa, Sebrae, PGDR/UFRGS, FAO-Brasil e Swissnex

9h35 às 10h05

Conferência de abertura
“Diferenciação dos mercados alimentares e desafios à valorização de produtos”, por Sérgio Schneider, Professor da UFRGS

10h05 às 10h10

Lançamento do livro “Mercados Alimentares Digitais”, organizado por Paulo Niederle, Sérgio Schneider e Abel Cassol

10h10 às 10h50

Debate online com Vinícius Lages, Diretor Técnico do Sebrae/AL, e João Flávio Veloso, Chefe Geral da Embrapa Alimentos e Territórios

10h50 às 11h00

Encerramento da manhã com apresentação cultural

Painel 1: Mercados Alimentares e Inovação Social
(TARDE)
14h00 às 14h10

Introdução cultural

14h10 às 14h30

“O Plano de Integração do Assentamento ao Mercado (PIAM)”, por Pedro Arraes, Diretor do Dep. de Desenvolvimento Comunitário (DATER), da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

14h30 às 14h45

“As estratégias de mercado dos produtos da biodiversidade do Cerrado”, por Luis Roberto Carrazza, Secretário-Executivo da Central do Cerrado

14h45 às 15h

“Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) como contrato social”, por Érica Lobato, Coagricultora da CSA Esperança e Colaboradora da Rede CSA Brasília

15h às 15h05

Intervalo

15h05 às 15h25

“Mercados Alimentares e Inovação Social na América Latina”, por João Marcelo Intini, Oficial de Políticas de Sistemas Alimentares do Escritório da FAO para América Latina e o Caribe

15h25 às 15h40

“A experiência da Sociedade Peruana de Gastronomia (APEGA)”, por Luis Ginocchio Balcázar, Consultor em Sistemas Agroalimentares e Inovação

15h40 às 16h30

Debate com o público
Moderado por Sônia de Souza Mendonça Menezes, Professora da UFS

16h30 às 16h35

Encerramento do dia com apresentação cultural

19 de Novembro – Sexta-Feira

Painel 2: Construção de diferenciais para transformar realidades
(MANHÃ)
10h00 às 10h10
Introdução cultural

10h10 às 10h30

“Trilhas para exportação, abrindo mercados para produtos da biodiversidade brasileira”, por Carina Pimenta, Diretora da Conexsus

10h30 às 10h50

“Mapeamento, posicionamento e construção de mercado para produtos alimentares do Seridó”, por João Hélio Costa, Diretor Técnico Sebrae/RN

10h50 às 11h10

“Como a Suíça coloca em prática a estratégia “Swiss Made” para produtos alimentares?”, por Dieter Bratschi, Head Data Analytics da Adaptagis e Serge Rezzi, Diretor do Swiss Vitamin Institute

11h10 às 11h55

Debate com o público, com o tema “O que os produtos alimentares diferenciados (PADs) brasileiros que conquistam mercados têm em comum?”
Moderado por Luciana Vieira, professora da FGV/EAESP

11h55 às 12h00

Encerramento da manhã com apresentação cultural

Painel 3: Mercados Digitais: construindo novos vínculos entre cidade e campo
(TARDE)
14h00 às 14h10

Introdução cultural

14h10 às 14h30

“Mercados Alimentares Digitais: inclusão produtiva, cooperativismo e políticas públicas”, por Paulo André Niederle, Professor da UFRGS

14h30 às 14h40

“O comércio justo e o consumo consciente da Cooperativa GiraSol”, por Tanara Lucas, Coordenadora-Geral da Cooperativa GiraSol

14h40 às 14h50

“As estratégias de mercado dos produtos da biodiversidade da Caatinga”, por Adilson Ribeiro dos Santos, Diretor Presidente da Central da Caatinga

14h50 às 14h55

Intervalo

14h55 às 15h15

“As experiências europeias em mercados agroalimentares digitais”, por Gianluca Brunori, Professor da Universidade de Pisa

15h15 às 15h25

“Alimentos Cooperativos: Experiência de migração do comércio offline para o online”, por Ignacio Vila, Presidente da Cooperativa de Trabalho Alimentando

15h25 às 16h15

Debate com o público
Moderado por Claire Cerdan, Pesquisadora do CIRAD

16h15 às 16h20

Encerramento do evento com apresentação cultural

Informações retiradas do site www.alimentos.app.al.sebrae.com.br

Publicar comentário