Diário de campo: de volta a vida no campo – plantação de milho que deu certo!
Olá, voltando a escrever no blog: de volta a vida no campo!
Bom, as fotos vão demonstrar que é possível plantar diversas culturas na região da zona da mata alagoana. O milho, é uma das culturas mais cobiçadas para produtores rurais. Serve tanto para alimentação humana como para animais (de pequeno e de grande porte).
Meu irmão conseguiu contratar um trabalhador do campo que fez a semeadura e plantio do milho de forma muito correta para as nossas realidades.
É uma plantação pequena, de 400 pés de milho ou um pouco mais.
Confesso que fiquei muito alegre quando vi as espigas de milho nos pés!
Fizemos aqui na fazenda, pamonhas com os próprios milhos plantados. Pode não parecer muito para algumas pessoas, mas isso é relevante.
Veja! Existiu todo um trabalho em adquirir as sementes, trazer até o local de plantio, preparar o solo, semear, aguadar até a época certa de colher. Agora é que vem a MÁGICA! Transformar um produto primário para algo diferente. O produto primário é o milho em si, a pamonha é a transformação em um outro produto mais elaborado.
Essa é a lógica do desenvolvimento. Sair das matéria-primas para transformar em mercadoria. Ainda não comercializamos pamonhas, mas distribuimos entre familiares e amigos.
O milho é apenas uma opção de tantas outras.
No dia que fizemos as pamonhas (família) as palhas e sabugos dos milhos demos para os cavalos.
No outro dia, reservei uns pés de milhos que já tinham sido colhidos e cortei um bocado para o gado do Marquinhos. Ele e o vaqueiro, passou na forrageira e forneceu para o gado.
Ainda tem bastante pés em pé para serem cortados e fornecidos para animais. Como um dos cachorros comeu as galinhas daqui, podemos fornecer dentro da propriedade o milho (planta com folhas) para ps cavalos e gado.
O milho é uma cultura interessante para o produtor rural. É bom para alimentação humana e para animais pois é muito palatável.
As pamonhas foi minha mãe que fez, ajudei apenas a colher, tirar as palhas e ralar!
Logo abaixo, vou deixar algumas fotos da plantação, fazendo pamonhas e parte para fornecer para animais.
Bom pessoal, vou finalizando aqui o blog. Espero que gostem!
David Gomes Jatobá