Notícia especial: aconteceu no dia 08/07/2024 o ENCOOPAL – Encontro do Cooperativismo Alagoano

Com participação de diversos representantes de diversos ramos de cooperativas, o evento foi conduzido por palestrantes que abordaram o tema como uma forma de construir um futuro melhor para todos.

O evento foi iniciado com banda musical e se deu início com palavras do Governador e vice-Governado Paulos Dantas e Ronaldo Lessa. Reforçando o papel importante do cooperativismo no Estado de Alagoas.

NOTÍCIA E EXPLANAÇÕES Sobre o tema

O cooperativismo pode ter muitas vertentes, que vai passando pelas mais diversas etapas da vivência social.

Em Alagoas, o destaque é para setor agrícola, onde forma a maior parte do cooperativismo. Tendo duas cooperativas exportando produtos para fora do país.

Produzir, prestar serviços e comunicação é fator de desenvolvimento para as cooperativas. Podendo ser encaixado os seguintes eixos de sucesso: eixos econônomicos, eixos sociais e ambientais .

O cooperativismo pode ser considerado um modelo econômico completo, pois vai muito além da lógica econômica monetária. Transcende e vai além.

Foi explanado no evento a importância da participação efetiva das mulheres.

Não é apenas a produção que enriquece o setor, mas as cooperativas tem função de levar alegria nos ambientes com arte nas pequenas cidades. Exemplo: com teatros, grupo de danças, violeiros, culinária etc… É a lógica de resgatar valores culturais.

As políticas públicas são de suma importância, onde as secretárias municipais, estaduais e federais aproximam o membros da sociedade dando lugar a acesso a planos gorvernamentais como o PENAI, PAA, BNDES, PRONAF etc…

A comunicação é tão importante nas cooperativas que é através dela, onde há uso ideal de ferramentas para fazer decisões, consultas e acesso a informação. Plataformas digitais como o whatsapp é muito utilizado para essa função.

Há temas que é decessário o debate para efetivar o ideal gerenciamento das cooperativas, que são eles: as condições financeiras das copertivas (faturamento). Questões como funcionários fixos e temporários, instabilades e limitações da cooperativa, custos, redes de comercialização, marcas, manutenção da cooperativa, relações humanas, questões ambientais etc…

Tudo isso se faz para construir a realidade e autonomia institucional.

Na gestão, é necessário ter os produtos, equipamentos e utensílios, manutenção, matérias primas, logística, processamento, gestão de qualidade e segurança do trabalho e saúde ocupacional em conformidade com os valores do cooperativismo.

É necessário achar alternativas para agregar valor, uma delas é diversifica as culturas e produtos.

A questão ambiental é algo que vem sendo considerado como fundamental o ambiente do cooperativismo. No qual, é necessário preservar as nascentes, quantificar sequestro de carbono, práticas e políticas que visam diminuir resíduos ambientais etc.

Esses aspectos somam os esforços para cuidar da vida da humanidade.

Usar extratégias para fazer as coisas acontecer é uma forma de motivação para condução das cooperativas.

Usar a inclusão da juventude, ter sensação de pertencimento, participação feminina são formas de ter a capacidade para gerar recursos. É colocar a mão na massa!

É importante que o campo seja um espaço de vida e de produção (projeto de vida) e enxergar a pequena comunidade e o pequeno município como locais propícios para o cooperativismo.

Colocar na mesa o alimento na casa dos brasileiros é o resultado das somas dos esforços que vai desde a hora no plantio até a comercialização.

Por: David Gomes Jatobá