Hormônio ou genética: por que os frangos de antigamente eram diferentes?

Ao contrário do que se acredita, os frangos não têm hormônios – eles são selecionados geneticamente. Entenda o que é isso e porque prejudica a saúde dos animais.

Você sabia que 60 bilhões de frangos são criados por ano, em todo o mundo, para consumo?

Antigamente, no tempo de nossos avós, os frangos eram criados em sítios, soltos, livres para ciscar e bicar, expressando o seu comportamento natural e só eram pegos no galinheiro depois que estavam crescidos e bem gordinhos para aquela galinhada caipira. Isso levava mais de 6 meses.

Atualmente, por causa dos sistemas industriais intensivos, em apenas 42 dias os frangos atingem o peso para o abate.

Esse crescimento rápido gera vários problemas de saúde nos animais, como deformações nas pernas, dores constantes e sobrecarga no coração e pulmões. É por isso que muitas pessoas acham que os frangos têm hormônios – o que não é verdade. O real motivo dos frangos crescerem tão rapidamente nada mais é do que a seleção genética.

“Mas o que é essa seleção genética?” você pode estar se perguntando.

A seleção genética é quando os produtores selecionam as aves que apresentam rápido crescimento, desenvolvimento muscular e eficiência alimentar.

Associado ao fornecimento de luz artificial constante, os frangos crescem anormalmente. Isso porque a luz acesa não permite o período mínimo necessário para que os animais descansem, aumentando o nível de estresse e até gerando situações de pânico entre eles.

Quanto crescia o frango antes e quanto cresce agora?

Na década de 1960, quando se iniciou a produção industrial de frangos, as aves alcançavam um peso de aproximadamente 2 kg aos 80 dias de idade e consumiam 5,8 Kg de alimento.

Atualmente, as aves alcançam um peso médio de 2,600 kg em menos de 42 dias de vida, consumindo 4,6 kg de alimento.

Fonte: https://www.worldanimalprotection.org.br/mais-recente/blogs/hormonio-ou-genetica-porque-os-frangos-de-antigamente-eram-diferentes/

Observação: texto de Paula Rueda doutora em Zootecnia, com trechos parcialmente selecionados.

By David Gomes Jatobá

Olá, meu nome é David Gomes Jatobá Agronomia período - 4/9 e Zootecnia 4/9