Diário de estudante: A fisiologia vegetal e animal é objeto de estudo para a vida toda

Olá! A primeira palavra que gostaria de deixar como destaque é “UNIVERSO”! Há tantas plantas e tantos animais que é impossível um humano apenas desvendar, decifrar, entender e assimilar.

Na botânica e fisiologia vegetal há um consenso quase que geral sobre o que é coifa, raiz, caule, galhos, folhas, estômatos, xilema, floema, flores, frutos, antera, estigma, ráquis, ráceno, pánicula, colmo, gema, bainha, lâmina folear etc…

Quando entendi um pouco sobre a organela granum e as pilhas de tilacóides presentes nas folhas (cloroplastos) fiquei preenchido com um conhecimento que acredito ser útil. Afinal, saber que as plantas são excitadas através da luz solar (um astro celeste) muito longe do planeta terra para produzir glicose ou açúcares é no mínimo interessante!

Há muitas coisas que não sei, como a condução da seiva em muitas das plantas existentes no globo terrestre. O maracujá por exemplo é diferente, dentro do caule é oco, parecido com um bambu. Há muitas plantas com anatomias e fisiologias diferentes!

Algo importante de saber sobre a condução da água nas plantas através dos ductos do xilema por exemplo é o fenômeno de adesão e coesão que por auxílio da evapotranspiração a água é conduzida das raízes até as folhas.

Quantas raízes, caules, folhas, flores e frutos são diferentes! Há! Se minhas leituras estão certas, os europeus chegaram aqui no Brasil há muitos anos atrás e levaram o que podiam de coletas de plantas, sementes e converteram em produtos farmacológicos e de indústrias eu seus países de origem e enriqueceram.

Eita! Que existe tantas coisas que a gente nem imagina. A Companhia das Índias orientais, os piratas, os aristocratas que financiavam as missões de exploração, as forças militares privadas como a ordem dos templários, os missionários jesuítas, Caramba! A américa pode ter sido descoberta muito anos antes do que é contado pela história. Quem sabe pelos povos asiáticos orientais ou pelo fenícios.

Enfim, muito desses grupos de pessoas não vinham apenas para se aventurar no mundo novo até então desconhecido, mas para buscar recursos e para isso era necessário o entendimento da fauna e flora da região que percorriam.

Então, é entendido, que esses estudos de botânica, anatomia, fisiologia vegetal e animal é de interesse de povos antigos e que é estudados até os dias atuais. Muito disso, leva a produtos de farmacologia e de indústrias.

Os índios também conheciam a natureza, eles já faziam bebidas destiladas com frutos e utilizavam o fruto de uma determinada planta para usar como condensador (algo parecido como uma cabaça) e com a lenha e fogo destilar o mosto.

Mas vamos lá! Até agora falei mais dos vegetais, mas tem também os animais silvestres e os animais de produção.

Saber, decorar, entender e assimilar a anatomia e fisiologia dos animais não é coisa tão simples. Os animais se diferenciam e tem estruturas diferentes. As vezes, carece de falta de informações sobre o tema.

Na Zootecnia, são estudados os animais de produção, mas os silvestres também. Geralmente, entender o que é um bovino, suíno, equídeo, aves, peixes.

Bom, bateria do notbook está descarregando. O blog pode ser atualizado a qualquer momento e dia!

Aqui, logo abaixo, vou deixando um tabela com alguns nomes para me lembrar relacionados a endocrinologia.

Peptídios e proteínasAminoácidos e derivadosEsteróidesProtanóides
hipofisários;As catecolaminas:Mineralcorticóiedes:Prostaglandinas:
Somatrofina (GH, STH)– Noradrenalina– AldosteronaPGF2alfa, PE2
Corticotropina (ACTH)– Adrenalina– 11 desoxicorticosterona
Prolactina (PRL)– CortisonaTroompoxanos
Tireotropina (TSH)A Dopamina (PIH)– CorticosteronaProstaciclinas
Horm. folículo Estimulante (FSH)Leucotrienos
Horm. Luteínizante (LH)Horm. TireoidianosHorm. sexuais:
Ocitocina– t3 Triiodotironina– Estrógeno
Vasopressina (VP, ADH)– t4 Tiroxina– Andrógeno
Todos os hormônios hipotalâmicos com
exceção do PHI
– Progesterona
Horm. Pancreáticos:
– Insulina,, glucagon
Horm. gland. Digestivas:
gastrina, secretina, colecistoquina
pancreoenzima (CCK, PZ)
Horm. placentários:
– hCG, PMSG
Horm. Hepáticos e renais:
Renina – Angiotensina
Eritropoetima
Paratohormônio (PTH)
Calcitonina (tireóide)
Fonte: . DESSY (1993)

Quando puder, vou incrementando nesse blog os conhecimentos que vou adquirindo ao longo do tempo.

O illustrator ou corel draw seria uma boa para fazer algumas ilustrações. Com o Photoshop e o pait dá para fazer GIFs. (IMPOSTANTE: os GIFs são uma ótima ferramenta digital para compreender a fisiologia.

Texto de David Gomes Jatobá

Qualquer erro, envia uma recado logo abaixo, fico agradecido!

By admin

Olá, meu nome é David Gomes Jatobá Agronomia período - 4/9 e Zootecnia 4/9