Embrapa Agroenergia abre curso sobre bioeconomia
A Embrapa Agroenergia abriu nesta semana o curso on-line “Bioeconomia – uma visão geral sobre a economia de base biológica”, destinado a empresas, docentes, estudantes, técnicos e profissionais de áreas afins de todos os estados do Brasil.
A capacitação é composta por cinco módulos, sendo o primeiro a “Introdução à Bioeconomia”, o segundo o “Papel da Agricultura na Bioeconomia”, o terceiro a “Bioenergia”, o quarto os “Bioprodutos” e o quinto os “Frutos da Bioecnomia”.
O curso é gratuito e a carga horária de 15 horas. As inscrições são contínuas e podem ser feitas no site da Embrapa Agroenergia, na aba “Cursos (http://www.embrapa.br/agroenergia/transferencia-de-tecnologia/cursos), que está localizada no menu superior de navegação da página inicial da Unidade. A sugestão dos organizadores é que o participante conclua a capacitação em até 30 dia, a contar da data da sua inscrição.
Ao longo do curso, espera-se que o aluno seja capaz de identificar os conceitos de Bioeconomia a partir da literatura; listar as tendências e os contextos de aplicação da Bioeconomia no Brasil e no mundo; reconhecer a importância e o potencial da Bioeconomia para o Brasil; identificar as linhas de pesquisa no âmbito da Embrapa e âmbito do centro de pesquisa em agroenergia.
Este é o terceiro curso na modalidade EAD (Educação à Distância) ofertado pela Embrapa Agroenergia. “Por ser autoinstrucional, o participante pode realizar o curso em seu ritmo, no local e horário de sua preferência”, explica Alexandre Alonso, chefe-geral da Embrapa Agroenergia.
O curso foi produzido pela equipe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo e-mail: cnpae.capacitacao@embrapa.br.
EAD Patrimônio Genético Nativo
Também está aberto no site da Embrapa Agroenergia o curso “Introdução ao Acesso a Patrimônio Genético Nativo e Conhecimentos Tradicionais Associados”, voltado para profissionais que trabalham com pesquisa, desenvolvimento e inovação, a partir de materiais de origem biológica, sejam eles recursos animais, vegetais ou microbianos.
O curso é gratuito, tem a carga horária de 10 horas e é dividido em quatro módulos, sendo o primeiro “Histórico, contexto legal e objetivos”; o segundo “Conceitos, escopo e exceções e sistema SisGen”; o terceiro a “Repartição de benefícios”; e o quarto “Infrações e sanções administrativas”.
Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de identificar os principais fatos históricos, o contexto legal e os objetivos das medidas legais referentes ao acesso ao patrimônio genético nativo e aos conhecimentos tradicionais associados.
Os alunos também devem relacionar os conceitos presentes no artigo 2º da Lei 12.123/2015; identificar as exceções dispostas no artigo 107 do Decreto 8772/2016; identificar as principais características do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen); reconhecer como ocorre o repasse de recursos do Fundo Nacional para a Repartição de Benefícios (FNRB); e apontar as responsabilidades sobre infrações e sanções administrativas dispostas no Decreto 8772/2016.
Lançado em 2020 o curso já alcançou mais de 3 mil inscritos.
Sugere-se que o curso seja finalizado em até 30 dias, a contar da data de inscrição.
Mais informações sobre esta capacitação podem ser obtidas pelo e-mail: cnpae.capacitacao@embrapa.br.
EAD Biodiesel
Outro curso gratuito oferecido pela Embrapa Agroenergia é o de “Biodiesel: conceitos, benefícios e processos”. Esta capacitação é direcionada a estudantes, técnicos, profissionais de áreas relacionadas à Química, bem como a empreendedores que buscam informações sobre o setor de biodiesel.
O curso é dividido em três módulos, sendo o primeiro “Produção de biodiesel”, o segundo “Qualidade do biodiesel” e o terceiro “Biodiesel na matriz energética nacional e internacional”. A carga horária é de 20 horas e o participante terá 30 dias para a conclusão do curso, após a inscrição.
Ao final da capacitação, espera-se que o participante saiba apontar as diferenças entre o biodiesel e os combustíveis fósseis, bem como enumerar as vantagens do biodiesel para o meio ambiente. Também possa identificar e descrever os processos de produção de biodiesel mais empregados pela indústria; enumerar os parâmetros de avaliação do biodiesel e identificar os aspectos que garantem a qualidade do biodiesel. Ainda descrever a importância do biodiesel na matriz energética do Brasil e do mundo e enumerar os principais produtores de biodiesel e as principais matérias-primas utilizadas em sua produção.
Este curso tem como instrutora Itânia Pinheiro Soares, que é pesquisadora da Embrapa Agroenergia, responsável pelo Laboratório de Ensaios de Biocombustíveis. Ela é formada em Química, possui mestrado em Agroquímica, com ênfase em Química Orgânica, doutorado em Química Analítica, com desenvolvimento de metodologias para controle de qualidade de biodiesel e álcool etílico anidro, e pós-doutorado em desenvolvimento de metodologias para controle de qualidade das misturas de biodiesel e diesel.
Lançado em 2019 como proposta de disseminação de conhecimento das tecnologias pesquisadas na Embrapa Agroenergia, o curso também foi inserido na plataforma da Escola Virtual de Governo (EVG). Desde o seu lançamento já alcançou mais de 17 mil inscritos.
Mais informações sobre a capacitação em biodiesel podem ser obtidas pelo e-mail cnpae.capacitacao@embrapa.br.
Fique atento à programação de cursos, EAD, videoaulas e webinares que a equipe da Embrapa Agroenergia está preparando para o ano de 2023. As divulgações são realizadas no site da UD (www.embrapa.br/agroenergia) e nos perfis das mídias sociais:
Facebook: @embrapaagroenergia
Instagram: @embrapa.agroenergia
Linkedin: @Embrapa Agroenergia
Twitter: @EmbrapaAgroener
Publicar comentário