O AGRO estuda o solo e a terra, consequentemente, estuda a sismologia (Motivação: Afundamento de Maceió*) Anti-desinformação
Olá! tudo bem? Resolvi fazer um blog hoje, meio que não habitual. É um blog com atitude de uma pessoa que mora ao entorno da região da mineração nos bairros afetados na cidade de Maceió.
Combater a desinformação é algo difícil, e o papel dos meios de comunicação é de suma importância para explanar e compreender os fatos.
Uma questão que acontece hoje em dia, com o advento da internet e dos meios de comunicação em massa, é a chegada da informação em zonas e regiões que muitas das vezes não chegaria. Mas ao mesmo tempo, hoje em dia, acontece algo surreal. É o indivíduo está próximo do fato ou do ocorrido e não saber o que está acontecendo. Exemplo: pode acontecer algo com meu vizinho(a) e eu não saber.
Também, existe a possibilidade de pessoas de outros lugares (países ou continentes) que sabem com mais precisão do que a própria pessoa em determinada região.
A onde quero chegar com esse blog?
É indicar sites que levem o acesso a informação sobre a sismologia, seja pontos de tremores demarcados geograficamente ou dados e informações da sismologia local e globalmente.
“Algo importante: hoje, 18/12/2023, não possuo informações do que realmente está acontecendo aqui perto de casa. E acredito que as próprias pessoas que moram aqui em Maceió também não sabem.”
Para divulgar esse blog com riqueza de links, parto do princípio que cursei e passei nas disciplinas em Agronomia e Zootecnia que envolve no mínimo, um pouco sobre o assunto. Posso não ter a formação nem em Agronomia nem em Zootecnia, mas tenho as disciplinas cursadas como um caminho já pavimentado, no qual, posso desenvolver o meu próprio posicionamento sobre determinados assuntos, inclusive divulgar.
Na Agronomia, por exemplo tem um livro muito indicado que é “Decifrando a terra”, livro sob a visão do estudo do solo e da terra como um todo.
OBS: não quero dar uma de Steve Joobs, mas não vou deixar meu conhecimento adquirido sem ser compartilhado.
Há muitos anos, acompanho o site www.painelglobal.com.br para monitorar o globo terrestre e o sol. Que por sinal, é muito importante.
ADENDO: fico perplexo como Alagoas não tinha ou tem, um sismógrafo que é algo razoavelmente simples. Tem que buscar de fontes de outras Universidades fora de Alagoas.
Imagem de como é um sismógrafo:
Semana passada, acessei dois sites. Um da USP e ouro da Universidade Federal de Brasília e observei os registros no mapa com as coordenadas, onde teve abalos sísmicos. Mas, do meu ponto de vista, somente esses dois sites não vão explanar o assunto de maneira CLARA.
Mas hoje, naveguei pela internet e encontrei esses sites sobre sismologia que também são bons e vão abrir a mente de muitos dos que acessarem.
Nessa área, de acordo com um livro de computação chamado “A catedral e o bazar” sou um beta, e divulgo logo.
E também será útil como ferramenta no estudo e observação do solo e do sedimento contidos nos bairros afetados.
Espero que esses link com os respectivos site sobre sismologia possam ajudar a entender e decifrar o que estar acontecendo aqui em Maceió. É um blog de utilidade pública.
A pergunta é? Maceió realmente está afundando? Convido você leitor do blog a acessar também os sites e explorar a sismologia e ajudar a compreender o que de fato está acontecendo aqui em maceió!
Muitas pessoas querem respostas no imediatismo, mas creio que alguns assuntos e informações e até mesmo dados, são necessário um tempo para compreender.
Exemplo: se eu não sei a resposta de agora quando alguém quer, eu digo, eu vou estudar sua indagação e quando compreender, respondo. “ACREDITO QUE SEJA, O QUE OS EMPENHADOS NO ASSUNTO, ESTÃO BUSCANDO”.
Mas se essa região de Maceió está mesmo com o risco ou o perigo de afundar (desabar) é necessário respostas de imediato!
OBS: utilizei essa imagem como principal, por achar interessante o fato de ter um vaso com a abertura para baixo. Aqui em casa tem um vaso desse feito de barro igual, e hoje, coloquei ele na mesma posição. Creio que esse vaso, cria ressonância. E desde o Egito antigo, os sábios entendiam isso.
Incentivo a você! Adquira um vaso desses e coloque ele de baixo para cima! Nos mercados de produções ou artesanato vende.
Para compreender o título do blog, é necessário ler até aqui.
Assistam o vídeo no final da página! Muito bom!
Sites link relacionados a sismologia
FDSN: International Federation of Digital Seismograph Networks
Global Seismographic Network | SAGE (iris.edu)
International Seismological Centre (isc.ac.uk)
EMSC – European-Mediterranean Seismological Centre (emsc-csem.org)
Earthquake Hazards Program | U.S. Geological Survey (usgs.gov)
速报机器人历史地震查询页面 (eqweixin.sinaapp.com)
@中国地震台网速报 的个人主页 – 微博 (weibo.com)
Com mapas geográficos:
Seismic Monitor – Recent earthquakes on a world map and much more. (iris.edu)
Imagens dos sites:
Publicar comentário