No dia 02/11/2019 visitei a famosa árvore Suamaúma, que é considerada a maior árvore do Estado de Alagoas. Está localizada no município de São Luiz do Quintunde. Essa árvore impressiona pela gigantesca beleza, é algo quase surreal comparada com as árvores que estamos acostumados a presenciar. A Sumaúma é um árvore encontrada nas florestas amazônicas e por incrível que pareca ele se adaptou muito bem nessa região de São Luiz do Quitunde.
Olhar por fotos é uma coisa, agora observar essa beleza da natureza ao vivo é outra. Nesse dia, fiquei em contemplação pela sua grandiosidade e beleza. Como uma semente tão pequena pode gera um ser vivo tão grande?
Uma árvore como essa é considerada como um patrimônio coletivo e é necessário o cuidado e zelo.
A história dessa árvore:
Pelo que busquei de relatos familiares é que a semente dessa árvore foi trazida por um engenheiro do Estado do Pará, onde o mesmo foi contradado para construir a usina Santa Regina de propriedade de Aurélio Oliveira Buarque. Ela pode ser considerada uma árvore beirando a ser centenária, pois o ano da construção da usina foi de 1920.
Essa árvore está tombada pelo Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e pode ser visitada. Para quem se interessar em visitar é só entrar em contato pelo perfil do Instagram: @https://www.instagram.com/fazendaflordovale/
Logo abaixo, deixei um gravação da árvore em vídeo.
Um pouco da história do lugar!


Atualmente, a casa está totalmente preservada.
Observação: Esse carro pertencente ao Aurélio Buarque de Oliveira, de acordo com informações de parentes, foi o primeiro carro de Alagoas.

Essa fotos antigas foram cedidas pela Historiadora alagoana Isabel Loureiro de Albuquerque, para minha avó Carmen Buarque Gomes da Silva Rego (filha de Aurélio Buarque Oliveira e Marieta Franco) que eram vizinhas na cidade de Maceió.

CURIOSIDADE: Aurélio Buarque e alguns de sua família costumavam se vestir com roupas de cor branca. Na foto dá para reparar.
Outra curiosidade é que Aurélio Buarque pertencia a maçonaria.